“O entendimento…

“O entendimento vem de acordo com o nível cultural e intelectual de cada pessoa. A aprendizagem, o conhecimento e a sabedoria surgem da necessidade, da vontade e da perseverança de agregar novos valores aos antigos já existentes.”

Essas duas frases me causou um insigth. O nível cultural e intelectual devem ser levados em consideração quando da necessidade de harmonizar relações. Abismos entre esses aspectos levam ao desperdício de energia para tentativas de entendimentos. Por exemplo: não considerar a cultura indígena e subestimar seu intelecto, próprio para a sobrevivência rústica, é um impedimento para entendimentos entre “brancos” e “indios”.

Ampliar horizontes depende da vontade própria em primeiro lugar. O indivíduo precisa querer para então aprender, isso é condição básica. Dai, se quiser, irá em busca de novos conhecimentos. Se perseverar, irá, com toda a certeza, agregar novos valores aos já existentes à sua personalidade, ampliará sua consciência, desenvolverá uma nova cultura que sobreporá a antiga e, com o tempo, o resultado será o surgimento de um individuo mais sábio. Para o mal ou para o bem, isso é relativo. O que é mal? O que é bem?

Anúncios

Sobre Sabino

Aproximei pelo que vi, permaneci, ou não, pelo que descobri.
Citação | Esse post foi publicado em Pessoal e marcado , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s