PARNASO Sede Guapimirim

Tempo nublado. Nuvens acumuladas nos Picos. Mais um dia sem contemplar os cumes. Sabino vai ficar sem ver o Dedo de Deus, mas parece que não vai chover, então hora de levantar, tomar café na casinha de boneca e seguir o planejamento do turismo ecológico. Puxa foi chic demais conseguimos realizar todo o roteiro, apesar da ameaça de “tromba d’água” no Rio Soberbo. Uma vivência única passear com o filho na Mata Atlântica. Sensação melhor só quando apresentamos nossos filhos ao mar. Coisas de Pai. Tem que ser Pai para entender. Nossa a Sede Guapimirim do PARNASO está bem abandonada, mas é uma visita interessante pela história que é contada na exposição no Centro de Visitantes. Vou descrever o Parque por meio das fotos que postarei. Vamos lá:

Centro do Visitante-Museu Von Martius. Ponto inicial da visitação. Somos recebidos pela simpática e atenciosa Margot, quem nos dá dicas para as caminhadas aos atrativos do Parque.

Centro do Visitante-Museu Von Martius. Ponto inicial da visitação. Somos recebidos pela simpática e atenciosa Margot, quem nos dá dicas para caminhadas aos atrativos do Parque.

Primeiro atrativo a ser visitado. O acesso é por uma trilha leve porém, muito, muito, escorregadia, cuja entrada é à direita da trilha que leva ao Poço Verde. Interessante.

Primeiro atrativo a ser visitado. O acesso é por uma trilha leve porém, muito, muito, escorregadia, cuja entrada é à direita da trilha que leva ao Poço Verde. Interessante.

Esse é o Poço Verde. Fica no final de uma trilha leve, mas para chegar na beira da corredeira é preciso bastante atenção e cuidado, pois, as pedras são bastantes escorregadiças.

Esse é o Poço Verde. Fica no final de uma trilha leve, mas para chegar na beira da corredeira é preciso bastante atenção e cuidado, pois, as pedras são bastantes escorregadiças.

Ficamos sentado a beira do riacho por um tempo contemplando a paisagem e conversamos um pouco. O suor brota em bicas por todo meu corpo, da cabeça às pontas do pé. Apesar do sol encoberto pelas nuvens pesadas, o mormaço, a mata fechada e a caminhada fez parecer que estávamos numa sauna a vapor. Que lugar gostoso. Deveríamos ter ficado mais por lá, mas a ameça de chuva nos fez abreviar esse momento de magia. Pai e filho, mergulhados no prana abundante. Esse foi o fim da “trilha alta”. Agora vamos para a parte de baixo. Antes passamos pela Sede para ir no banheiro e beber água, muita água. Compramos uma garrafa para enfrentar a próxima caminhada. Será que pegamos o carro? Nada, vamos continuar a pé mesmo. Desafio para o véio sedentário e o Sabino está com ótimo preparo e animado. Companheirão! Para os apreciadores da flora brasileira, recomendo a visita ao site Flora Brasilienses, trabalho do von Martius, resultado de seus estudos realizados entre 1840 e 1906. Original e atual!

Pausa. Mais um papo com a Margot que deu mais dicas para conhecer os atrativos da parte baixa do Parque. O Centro de Visitantes da Sede Guapimirim do PARNASO é bem tímido em relação ao da Sede de Teresópolis. A lanchonete é uma geladeira e a lojinha de Capela PARNASOlembranças resume em cabides e prateleiras na mesma sala. Que contraste interessante. Será que o propósito é manter a impressão mesmo de uma viagem ao passado?

Para não estender-me muito, vou deixar a descrição da parte baixa para o próximo post. Uma visita à Capela Nossa Senhora da Conceição do Soberbo, erguida em 1713 e uma cachoeira bem legal!

Feliz 2015 para todos. Paz, luz, energias positivas, disposição, saúde, discernimento, fé, paciência para enfrentar as adversidades, resiliência, amor, muito amor. Desfazer do velho para dar espaço ao novo. Esse é o lema-2015. Tralhas para fora! Novas metas e novos desafios, sejam bem vindos!!!!!!!!!!!!

Anúncios

Sobre Sabino

Aproximei pelo que vi, permaneci, ou não, pelo que descobri.
Esse post foi publicado em Viagens. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s